O que é a radiação eletromagnética?
29-05-2012 08:15A existência da radiação electromagnética ocorre naturalmente no Universo, como por exemplo o sol. A palavra “radiação” é a propagação da energia pelo espaço (através de ondas electromagnéticas), e o termo “electromagnética” relaciona-se com campos eléctricos e magnético (perpendiculares entre si).
A matéria é formada por átomos e a esse conjunto de átomos chamamos moléculas. Quando o átomo ou molécula perde um eletrão (carga negativa) dá-se um processo de ionização, este processo não se dá naturalmente, ou seja, apenas se realiza com o contacto de uma radiação muito elevada, como os raios X e raios gamas, que podem mesmo causar danos nos “tecidos biológicos”.
• Ionizante – “é a radiação que possui energia suficiente para ionizar átomos e moléculas” e por isso são altamente perigosas podendo causar cancro e até mesmo a morte. Exemplos: as partículas alfa, partículas beta, os raios gama e raios X (muito utilizados na medicina).
• Não-ionizante – são radiações que ao contrário das ionizantes, não têm energia suficiente para alterar o átomo, têm uma frequência relativamente baixa como por exemplo a luz visível, os infravermelhos, as radiofrequências…
Fontes naturais
As fontes naturais são radiações que o homem, mesmo que quisesse, não inventou nem pode alterar, tal como o sol. Radiação solar é a energia emitida pelo Sol, é a frequência mais alta do espectro electromagnético, sendo que cerca de metade desta energia é emitida como luz visível na parte e o restante em energia infravermelha.
Fontes artificiais
Inicialmente o homem produzia radiações sem saber que o fazia. Como o caso do fogo que é uma fonte de radiação térmica e luminosa (infravermelha e luz visível) que ajudou a sobrevivência e o desenvolvimento das habilidades do homem.
Actualmente o homem utiliza a radiação infravermelha, utilizada na preparação de alimentos, no aquecimento do ambiente, a radiação luminosa para a electricidade, radiação ultravioleta (UV), utilizada para entretenimento, primeira forma de radiação electromagnética produzida artificialmente foi o raio X. Tornou-se um instrumento muito importante na investigação diagnóstica. Este tipo de radiação também é usado hoje na indústria, em aeroportos, via scanners de raio.
A necessidade que o homem tem de comunicar, tornou a radiação electromagnética fundamental na vida moderna. Sendo por isso criadas novas formas de comunicar e cada vez mais variadas, entre elas estão o microfone, o alto-falante, o circuito eléctrico, o transmissor e o receptor dessas ondas. A radiação luminosa é a mais utilizada, sendo a radiação electromagnética a segunda mais usada em todo o mundo, esta radiação inclui telefones sem fio, telemóveis, controles remotos de brinquedos, receptores GPS, transmissores de TV, radares, fornos de micro-ondas etc.
———
Voltar