Ondas electromagnéticas
29-05-2012 08:54Uma onda é uma perturbação que se repete em intervalos de tempo regulares num espaço e meio. O estudo das mesmas é muito importante para a física, uma vez que permite a descrição de vários fenómenos entre os quais o som, as vibrações da superfície, a luz, entre outros. Podem distinguir-se várias espécies de onda, como: electromagnéticas, caloríficas, sonoras, elásticas, hertzianas, líquidas entre outras.

Para a transmissão de rádio e de televisão é necessário a existência de ondas electromagnéticas. Para que isso aconteça é essencial que cada estação tenha um transmissor e uma antena. A antena, sendo um condutor de corrente eléctrica, é constituída por um conjunto de electrões que executam um movimento vibratório (produzido pelos transmissores) com uma determinada frequência, criando assim a chamada onda electromagnética.
Para que a transmissão de sinal seja efectuada com sucesso é necessário que o receptor do sinal também tenha uma antena, onde os electrões, também em movimento, se encontrem na mesma frequência. Quando a antena transmissora produz a onda faz com que a antena receptora vibre na mesma frequência.
As ondas eletromagnéticas são dois campos perpendiculares entre si, que não é possível observar sem recorrer à ciência. A esses dois campos damos o nome de campo eléctrico (E) e campo magnético (H). Dá-se a designação de “onda” porque os campos (eléctricos e magnéticos) evoluem no espaço como se fossem uma onda (figura à direita).
Quando as vibrações ocorrem perpendiculares à direcção da onda dá-se a designação de ondas transversais, como por exemplo as ondas electromagnéticas, onde os campos eléctrico e magnético são perpendiculares entre si. Pelo contrário quando as vibrações se dão na mesma direção da propagação da onda são designadas por ondas longitudinais, como é o caso das ondas sonoras. Exemplo de ondas electromagnéticas, as ondas de rádio, as ondas de televisão, as ondas luminosas, as microondas, os raios X e outras.
———
Voltar