Sistemas de comunicação móveis
29-05-2012 09:03
Telemóvel
O telemóvel é uma das aplicações (das radiofrequências) mais utilizadas na sociedade (pensando no número de pessoas que utilizam o telemóvel). Este sistema tem como objectivo possibilitar a comunicação entre pessoas à distância sem restrições, independentemente do local e da mobilidade. Para que esta comunicação exista é necessário uma estrutura de telecomunicações, esta que por sua vez é composta por vários elementos, visíveis para o público, como os telemóveis e as antenas das estações base. Para os utilizadores é possível ver a antena e o mastro de suporte, mas apenas a antena emite radiação.
As antenas estão distribuídas consoante a necessidade. Quantas mais pessoas (utilizadores) maior o número de antenas. Os sistemas de comunicação móvel são bidireccional, isto significa que para além de receber a informação também é responsável por transmitir no sentido inverso. Como o alcance da antena é limitado, estas encontram-se distribuídas regularmente de forma a garantir a cobertura de rede. As antenas não emitem radiação de igual modo. Existem dois tipos de antena:
•Antenas omnidireccionais: concentram a radiação emitida e é distribuída de igual forma pelo espaço.
• Antenas directivas: a radiação emitida é definida.
Ambas as antenas têm uma característica em comum. Ambas (geralmente) encontram-se direccionadas para o solo. As antenas são divididas em duas zonas: zona próxima, estende-se da antena até à distância de comprimento de onde, e zona distante, desde o fim do comprimento de onda até ao infinito. O nível de radiação emitido por uma antena depende da:
• Potência radiada
• Direccionalidade
• Distância
A colocação das estações base necessita de um estudo muito rigoroso. Para além das necessidades de instrumentos específicos é necessário a autorização da ANACOM e do órgão municipal. As estações base são distribuídas consoante as necessidades da população, para uma correcta utilização, ou seja, sem interferências. As antenas têm de estar distantes umas das outras sendo baixa a radiação emitida por elas. A intensidade do campo electromagnético diminui (significativamente) com a distância.
Transmissão descontínua
As comunicações móveis não transmitem sinais contínuos, mas nunca é possível o utilizador perceber. Para que as pessoas possam utilizar o mesmo canal em simultâneo é transmitido um sinal em intervalos diferentes. Este modo de transmissão descontínua faz com que o nível de emissões seja menor, pois só existe por momentos.
Controlo de potência
O controlo de potência é a maneira utilizada para que a potência emitida seja apenas o mínimo necessário para manter a ligação. A chamada, quando é realizada, é transmitida para a estação base e que, por sua vez, é emitido de novo. Sempre que existe um obstáculo a distância aumenta e a emissão aumenta, mas apenas o necessário, ou seja, quando não é necessário o telemóvel diminui a radiação que emite, aumentando a duração da bateria e diminuindo as interferências.
———
Voltar